Retificação SEFIP - Licença maternidade Sócia



  • Boa noite colegas,
    Enviamos a SEFIP do mês 12/2019 com pró-labore da sócia que entrou em licença maternidade e a mesma solicitou diretamente ao INSS seu benefício. Minha dúvida é quanto a SEFIP enviada: como faço para retificar sendo que as guias de INSS e FGTS já foram pagas (a empresa possui colaboradoras dentro da folha também)? Gero um novo arquivo no menu relatórios em qual modalidade?

    Desde já muito obrigada!!



  • Bom dia Patricia, se você já colocou a sócia em licença maternidade no sistema é só regerar a SEFIP normal e enviar, depois compensar o valor já pago de INSS. Não esquece de enviar novamente o E-Social, se for o caso.
    Foi assim que fizemos aqui, no nosso caso era somente pró-labore na folha.



  • Bom dia Michele, tudo bem? Obrigada pela resposta. Sim, já inclui a movimentação de afastamento da sócia e o sistema regerou a folha, mas minha preocupação é que na folha dela, além do pró-labore, também possui 2 colaboradoras. Ou seja, temos remuneração além do pró-labore dela. Neste caso, apenas gero a SEFIP novamente? ***INSS e FGTS já pagos.



  • Bom dia Patricia, tudo bem sim e você?
    Reenvia a SEFIP e acompanha o processamento pelo DCTFWeb do E-CAC, lá dá pra "ver" o processamento do INSS e vai aparecer o valor diferente. Como você vai mudar somente o valor da sócia, os dos funcionários não irão alterar, mas confere na folha e na SEFIP antes de transmitir. Se a guia de INSS foi paga com o valor dela, esse valor pago a maior fica de crédito e você compensa depois.


Entre para responder