Emissão de Informe de Rendimentos Distribuição de Lucros aos sócios



  • Comunidade, por onde vocês emitem o informe de rendimentos e recibo com a informação dos distribuição de lucros para os sócios?

    A dominio me orientou e emitir no modulo folha como folha participação de lucros, causou me estranheza por serem situações distintas, mas a resposta que tenho do suporte é que a única forma de gerar um informe de rendimento com a distribuição de lucros é esta.

    Alguém gera desse forma, ocorreu algum problema por conta da folha transmitir informações ao e-social?



  • Oi Bruna.

    Aqui no escritório fazemos de acordo com essa orientação que o Suporte passou:
    Atualmente na folha, para gerar o comprovante de rendimentos de contribuintes que tiveram apenas distribuição de lucros seria o seguinte:

    Criar uma rubrica de acordo com a 8908;
    Retirar na guia "Configurações", no campo "DIRF/Comprovante de Rendimentos", clicar no botão [...] e informar como rendimento isento (Conforme necessidade);
    Na guia "Soma na base de cálculo" retirar as bases de IRRF;
    Lançar a rubrica em folha com tipo "Participação de lucros" ou até na folha mensal, que possua pagamento em 2019;
    Calcular a folha e emitir o comprovante de rendimentos.

    Parece estranho, mas dá certo.



  • Eu solicitei no suporte melhoria no sentido de permitir a emissão de recibos de lucros pelo módulo contábil, pois entendi que, após a implantação do e-social, este procedimento feito na folha de pagamento poderia, potencialmente, chamar a atenção do fisco. Além do informe de rendimentos (Dirf) também existem as declarações de informações fiscais e econômicas (ECF e Defis).



  • Diego, ficamos em uma posição semelhante com o suporte, nosso pedido entrou para eles como Solicitação de Implementação Legal, por conta de continuar gerando pelo modulo folha com uma rubrica entretanto sem que haja alterações no e-social.

    Fizemos uma consultoria e enviei à eles a base legal que diz que a distribuição de lucros não pode ser evento no esocial.

    Estamos aguardando a solução, este ano para não ocorrer "as aberturas" do esocial optamos por gerar os informes manual ou direto da DIRF.



  • @bruna-claro disse em Emissão de Informe de Rendimentos Distribuição de Lucros aos sócios:

    Diego, ficamos em uma posição semelhante com o suporte, nosso pedido entrou para eles como Solicitação de Implementação Legal, por conta de continuar gerando pelo modulo folha com uma rubrica entretanto sem que haja alterações no e-social.

    Fizemos uma consultoria e enviei à eles a base legal que diz que a distribuição de lucros não pode ser evento no esocial.

    Estamos aguardando a solução, este ano para não ocorrer "as aberturas" do esocial optamos por gerar os informes manual ou direto da DIRF.

    Eu entendo que deve ser uma ferramenta complicada de ser desenvolvida, mas enviei e-mails para o suporte sudeste para reforçar esta necessidade, tendo em vista que é uma ferramenta extremamente essencial para os escritórios contábeis, pois atende várias questões básicas (formalização da distribuição de lucros por meio do recibo, controle extra-contábil para auxiliar em conciliação e relatórios gerenciais, e o mais essencial, cumprimento de obrigações acessórias como Dirf, ECF, Defis e provavelmente EFD Reinf).

    Acho que seria interessante reforçar esta necessidade, pois eu voto em todas as ferramentas que acho interessante no "Ranking de Melhorias", mas entendo que diversas delas são diferenciais que a Domínio pode oferecer, mas a questão dos lucros entendo ser básico.

    Importante: Apesar desta situação, estamos (o escritório em geral) muito satisfeitos com o software.


Entre para responder