SPED ECF - Mapeamento Referencial
-
Olá Pessoal!
Hoje vamos falar sobre o SPED ECF e o mapeamento referencial.Todas as contas contábeis analíticas geradas no SPED ECF precisam ser mapeadas.
O mapeamento pode ser realizado conta a conta no menu Arquivos, submenu Contas Contábeis ou em lote no menu Utilitários, submenu Vincular Plano Referencial as Contas Contábeis.Para evitar erros de validação quanto a diferença entre os saldos contábeis e os referenciais é necessário que após o mapeamento sejam realizados os passos abaixo:
-
Se houver lançamento contábil anterior a 2014 no sistema para a empresa em questão realize a inicialização do saldo das contas referenciais.
-
Gere os lançamentos referenciais por período sendo que todos os lançamentos desde 01/01/2014 até o último dia do informativo a ser gerado precisam ter o referencial informado.
Nesse passo somente serão listados os lançamentos contábeis que utilizam contas com apenas uma referencial e que ainda não tiveram o lançamento referencial informado. -
Se a empresa possui mais de uma referencial em mesma conta contábil deve gerar o lançamento referencial por conta contábil para que possa selecionar os lançamentos que devem obedecer a conta referencial específica.
Como sugestão de conferência recomendamos que após esses passos avalie se os saldos apresentados no balancete contábil não apresentam diferença ao compará-los com o balancete referencial. O mesmo deve ser observado entre DRE e DRE por conta referencial.
Caso queira visualizar em relatório todas as contas contábeis e a qual referencial ela está vinculada poderá utilizar o relatório Relacionamento de Contas.
E essa era a dica de hoje! Qualquer dúvida consulte a Central de soluções!
-